Nutrição – Clínica Alexandre Lima

Nutrologia & Nutrição



Comer bem e sem peso de consciência, geralmente é o sonho de todo paciente de nutrologia e nutrição. Realizar esse desejo é possível e nós queremos te ajudar.


Tudo começa com a mudança de habito. Quem disse que comer bem significa comer de tudo? O importante é saber o que, como e quando comer. Isso não é fácil para ser feito sozinho. Na Clínica Alexandre Lima, nossos profissionais da saúde estão mais que habilitados a entender suas necessidades e dificuldades, pois entendemos que nutrição não é tudo igual, uma vez que cada pessoa é uma pessoa, logo, para cada objetivo há uma estratégia.
Agendar consulta

O que dizem sobre nós



Nosso objetivo é agradar sempre! Sendo que o mais importante é que todos saiam felizes com os nossos serviços.

Venha conhecer a Clínica.


Agende agora mesmo sua consulta e tire todas as suas dúvidas com nossos especialistas.


Nutrologia



O que é e por que devo ir a um Nutrólogo?


Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação das necessidades orgânicas de cada pessoa, visando a manutenção da sua saúde e redução de risco de doenças. Com esse mesmo conhecimento trata das manifestações de deficiência ou excesso dos nutrientes.

É também função do médico Nutrólogo fazer o diagnóstico das deficiências dos diversos nutrientes, bem como tratar e prevenir doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e tantas outras.

O médico nutrólogo é capaz de identificar possíveis erros ou distúrbios alimentares, assim como hábitos de vida, em particular de hábitos dietéticos, que possam contribuir para a prevenção e tratamento de doenças, e, naturalmente, evitar a recorrência de quadros previamente tratados ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente, já que as inter-relações entre nutrientes-nutrientes, nutrientes-medicamentos e de mecanismos regulatórios orgânicos são complexas.

Em relação a patologia, um nutrólogo está apto a atender desde de doenças nutricionais que envolvem condições mais simples, como anemia ferropriva e carência de vitamina A, até condições mais complexas, tais como obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, vários tipos de câncer, anorexia nervosa, osteoporose, entre muitas outras.

A essência da Nutrologia é fazer florescer em cada pessoa o prazer de se alimentar de forma saudável e assim ganhar saúde, beleza e felicidade. Esta é, seguramente a razão pela qual deve procurar pelos cuidados de um nutrólogo.

Nutrição



Entenda como funciona:


Se subir escadas é um tormento, baixar para atar os sapatos uma dificuldade sem igual, então é hora de procurar um de nossos nutricionistas. Coloque fim nessas e outras limitações. A nutrição com certeza é a ciência que explica o segredo para ter uma vida longa e com muita saúde. Quem nunca ouviu: “Você é o que você come.” Na Clínica Alexandre Lima, você encontra:

Nutrição Funcional


A nutrição funcional vai te ajudar a descobrir a ação dos nutrientes nas células no seu organismo. É exatamente nesse processo que o nutricionista aplica seus conhecimentos a respeito dos nutrientes e analisa profundamente a relação entre os nutrientes e as células visando restabelecer o equilíbrio do metabolismo e o bem-estar do corpo, sempre de maneira individual.

Longe de ser apenas uma ação de criar de cardápio em prol de uma alimentação mais balanceada, nutrição funcional analisa os sinais e características de cada pessoa para corrigir as situações de carência ou mesmo excesso de determinados nutrientes.

Na nutrição funcional existe um rastreamento metabólico que visa descobrir qual alimento equilibra seu organismo e qual pode fazer mal, mesmo que seja usualmente considerado saudável.

É importante você saber que os desequilíbrios nutricionais podem acarretar sobrecargas ao sistema imunológico e deficiências no metabolismo, ocasionando doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão.

Então a nutrição funcional está envolvida em tratamentos de variados distúrbios metabólicos e atende diversas áreas, como o setor esportivo (academias, clubes e atletas individualmente), hospitais e até mesmo orientações às gestantes.

A partir de um detalhado estudo do organismo, mudanças no cardápio e nos hábitos alimentares podem auxiliar no tratamento de doenças e proporcionar melhorias ao corpo.

Nutrição Clínica


A Nutrição Clínica é o gerenciamento de balanço energético dos pacientes, para garantir que eles recebam quantidades suficientes de fluidos e nutrientes como proteínas, lipídios, glicose, vitaminas e minerais. É importante salientar que a ingestão adequada de alimentos e nutrientes é fundamental para uma boa saúde e para resistência a doenças.

O que poucas pessoas sabem e os estudos clínicos mostraram é que nutrição clínica adequada melhora os resultados dos pacientes da seguinte maneira:
• Melhorando a cicatrização de feridas;

• Reduzindo a incidência de complicações;

• Baixando a taxa de infecções;

• Reduzindo a duração de ventilação mecânica;

• Reduzindo o tempo de internação hospitalar;

• Elevando a mobilização e convalescência;

• Elevando a taxa de sobrevivência;

• Melhorando a qualidade de vida.

Nutrição Esportiva


A forma como atletas e esportistas se alimentam ou hidratam-se pode afetar diretamente sua velocidade, força, habilidade e o desempenho como um todo.

A nutrição esportiva é a área da nutrição que envolve a aplicação de princípios nutricionais para aprimorar o desempenho esportivo.

Sendo assim, a alimentação saudável e adequada a alta demanda energética e esforço muscular intenso deve ser entendida e compreendida por atletas e esportistas como o ponto de partida para atingir alta performance, e as manipulações nutricionais caracterizam uma estratégia complementar.

Não restam dúvidas quanto às mudanças favoráveis da composição corporal e a influência positiva sobre o desempenho esportivo após o adequado manejo dietético, seja ele realizado pela alimentação normal e/ou pelo uso da suplementação alimentar em casos específicos.

Dentre os benefícios do acompanhamento nutricional estão avaliação da composição corporal e classificação do estado nutricional, avaliação da alimentação habitual, identificação de possíveis deficiências nutricionais e erros alimentares. Como parte das ações em nutrição esportiva está adoção de conduta dietoterápica específica para cada modalidade esportiva praticada, levando-se em conta a fase de treinamento e o calendário de competições bem como os objetivos da equipe técnica ou profissional de educação física que determinará o treinamento do atleta ou esportista.

Entende-se desta maneira a importância da elaboração de intervenções nutricionais planejadas que em longo prazo permitirão o alcance do melhor desempenho esportivo.

Atletas são praticantes de exercício físico com especialização e desempenho máximos que essencialmente faz do esporte a sua profissão. Esportistas praticam atividades regulares seja por motivos estéticos ou para a manutenção do estilo de vida saudável, sem, contudo, participarem de competições. É por isso que o físico sem os cuidados nutricionais, podem levar o atleta a níveis bem mais baixos do que ele poderia alcançar.

Focamos em seu bem estar



O trabalho que fazemos é refletido diretamente pelo nível de satisfação dos nossos clientes. É muito importante que todos fiquem felizes com os resultados.


Tudo pronto para iniciar seu tratamento?


Entre em contato conosco e agende agora mesmo sua consulta com o nosso especialista.


Agendar
Mapa